No prato

Pão, pão, pão.. com tareia

Durante mais de um ano vi e revi dezenas de vídeos sobre como fazer pão, técnicas, receitas, etc. Tentativas e erros e lá saía mais um pão aborrachado, sabores intensos a fermento e outras fornadas mal amanhadas. Mais água, menos água, mais fermento, menos fermento, noite em frigorifico, levedar junto ao aquecimento, farinha 55, farinha 65, centeio, trigo, fermento padeiro, fermento madre, dezenas de combinações de matar a cabeça com isto. E eu queria fazer pão rústico, os putos pediam baguete, pediam pizza num estalar de dedos.

E quase em todos escapava sempre um pormenor que não estava a ligar muito e que nos videos quando falam sempre neste pormenor, é algo vago.. A sova, a tareia na massa! Nos videos é “amassem tudo” e “tá a andar”.

Meus caros, juntem os ingredientes que quiserem, mas espetem-lhe uma tareia de 15 minutos no mínimo. A partir de 15 minutos prá frente só melhora. E uma tareia que vos ponha a testa a começar a transpirar.

No fim de amassado a truque para chegarem ao pão que pretenderem é o trabalhar a massa. Apliquem o efeito envelope na massa, dobrar pra dentro dela mesma. É fundamental este passo para dar tensão à massa para ficar bem fofa e arejada depois de cozida. Vejam aqui um exemplo >.

Se for rústico deixem a bola inteira a crescer, se for pães dividam em porções e deixem a crescer. Se for pizza dividam em porções e deixem a crescer num tabuleiro pincelado com azeite e pincelando também a bola da massa com azeite pra não perder a humidade.

E voilá.. encontrem a receita que quiserem, mas amassem / sovem bem!
Pra quem não tem muito tempo, eu com a mesma receita faço Pão Rustico, Baguette e Massa de pizza e todos cá em casa adoram!

500gr farinha (55 ou 65)
300 gr/ ml água
8gr Sal
20gr Fermento padeiro ( pra 2 horas de fermentação)

Para quem quiser ser mais padeiro, acreditem, isto de fazer Pão é uma ciência do caraças. Respect!!!

Botão Voltar ao Topo